'SUV do Polo' foi desenvolvido no Brasil, mas também será produzido e vendido na Europa.

Apesar de compartilhar da plataforma do hatch, ele é mais comprido e tem porta-malas maior do que o T-Cross.

Volkswagen Nivus tem plataforma de Polo, mas deve roubar clientes do T-Cross; G1 conheceu A Volkswagen lança nesta quinta-feira (25) o Nivus, sua maior aposta para 2020.

O modelo, que é baseado no hatch Polo, mas tem visual de SUV cupê compacto chega às lojas nas próximas semanas, em duas versões: Comfortline, por R$ 85.890, e Highline, por R$ 98.290.

Uma versão PCD estará disponível por R$ 72.346. O modelo estará disponível em uma pré-venda limitada, com 1 ano sem parcelas, 1 ano de seguro gratuito pela Porto Seguro, 1 ano de mensalidade do sistema Sem Parar e 1 ano de Audio Book. Ambas as configurações trazem o motor 1.0 turbo de 3 cilindros e 128 cavalos e 20,4 kgfm.

Ele vem acompanhado de uma transmissão automática de 6 marchas.

Volkswagen Nivus Celso Tavares/G1 De acordo com a marca, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos.

No consumo, ele faz médias de até 10,7 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, com gasolina.

Quando abastecido com etanol, os números caem para 7,7 e 9,4 km/l, respectivamente. Veja abaixo o conteúdo de cada versão Comfortline (R$ 85.890): 6 airbags, assistente de partida em rampas, freios a disco nas quatro rodas, câmera de ré, controles de tração e estabilidade, direção elétrica, ar-condicionado, faróis e lanternas em LED, controle de velocidade, rodas de 16 polegadas, central multimídia com tela de 6,5 polegadas, sensor de ré e volante multifuncional. Como opcional, a versão tem o pacote VW Play & Tech, por R$ 3.520, com piloto automático adaptativo, sistema autônomo de frenagem de emergência e volante multifuncional de couro com aletas para troca de marchas. Highline (R$ 98.290): Mesmos itens da versão acima, mais ar-condicionado digital, faróis de neblina em LED, acesso e partida com chave presencial, controle de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, central multimídia de 10 polegadas, bancos de couro, quadro de instrumentos digital, rodas de 17 polegadas, sensores de luz, chuva e estacionamento dianteiro, sistema de alerta de fadiga e alavancas de trocas de marcha no volante.

Série de lançamento: Baseada na versão Highline, a edição de lançamento limitada adiciona teto pintado de preto, retrovisores, rodas e logos escurecidos, apliques externos em cinza e é vendido sempre nas cores vermelho Sunset ou cinza Moonstone.

O pacote custa R$ 1.700 a mais, elevando o valor para R$ 99.990. Entre Polo e T-Cross Volkswagen Nivus Celso Tavares/G1 O Nivus chega para suprir a lacuna de preços entre o Polo mais caro e o T-Cross mais em conta.

De acordo com a Volkswagen, o perfil do consumidor do modelo é de amantes de esportes, tecnologia, pets, gastronomia, viagens. Aliás, apesar de acabar “competindo” com o segundo, é do primeiro que ele herda muitos atributos.

Como a plataforma MQB A0, com entre-eixos de 2,56 m.

Portas dianteiras, para-brisa e teto também vieram do Polo.

Volkswagen Nivus Celso Tavares/G1 Nas medidas, apesar de ter o mesmo entre-eixos do Polo, ele é 22 cm mais comprido do que o hatch.

Na comparação com o T-Cross, o Nivus também ganha por 7 cm.

No porta-malas, o novo modelo também supera o SUV compacto lançado no começo de 2019.

São 415 litros, contra 373.

Só que o Nivus é menor do que o T-Cross na largura e na altura.

Made in Brazil Volkswagen Nivus Celso Tavares/G1 Só que todo o desenvolvimento do Nivus foi feito no Brasil, incluindo do design, assinado por João Carlos Pavone.

As linhas possuem mais personalidade do que Polo e T-Cross, por exemplo.

A traseira, ângulo mais fotogênico do Nivus, tem uma queda suave no teto, além de lanternas de LED com uma barra preta.

Volkswagen Nivus Celso Tavares/G1 O acabamento, porém, segue o mesmo padrão simples do Polo e do T-Cross.

Há bastante plástico duro, apesar do visual moderno.

O Nivus tem grande importância para a operação brasileira da Volks porque ele é o primeiro carro da marca criado aqui que também será produzido e vendido na Europa.

A partir do ano que vem, sai da linha de produção da unidade de Pamplona, na Espanha.

Volkswagen Nivus tem motor 1.0 turbo Celso Tavares/G1 Nivus só será oferecido com câmbio automático Celso Tavares/G1 Volkswagen Nivus Highline tem faróis full-LED Celso Tavares/G1