O peixe usado para a confecção do sushi é uma ótima fonte de proteína magra; e o salmão, um dos peixes mais usados no sushi é excelente para o cérebro, devido ao seu elevado teor de ômega 3. Por outro lado, o problema surge nos ‘extras’. Como o tempura frito, arroz e molho de soja...

Para desvendar o mistério se o sushi é realmente saudável, a revista Women’s Health recorreu à opinião da nutricionista Cara Harbstreet, proprietária da Street Smart Nutrition.

O sashimi, por exemplo, é peixe cru servido por si só, tornando-o uma opção saudável de proteína de alta qualidade e ácidos gordos, com poucos ou nenhuns hidratos de carbono. Já o nigiri é o peixe cru servido por cima de arroz, e o maki são rolos de sushi tradicionais que consistem em peixe cru ou cozido e/ou vegetais e arroz, enrolados em algas marinhas.

“No geral, a maioria destas variedades é completa do ponto de vista nutricional”, diz Cara Harbstreet. “A quantidade de proteínas, gorduras e carboidratos poderá diferir ligeiramente de um sushi para outro, dependendo da escolha do peixe e de outros complementos, incluindo o molho de soja”.

Os rolos de salmão, por exemplo, destacam-se como uma opção nutritiva para atletas com foco na resistência, explica a nutricionista. Não apenas fornecem proteínas, gorduras e hidratos de carbono (do arroz), mas também oferecem vitamina D, que é crucial para a saúde óssea.

Contudo, alerta Cara Harbstreet que o grande problema do sushi é na verdade o sódio, graças ao molho de soja e outros pratos à base de missô que geralmente o acompanham. Uma colher de sopa de molho de soja tradicional contém quase 1.000 mg de sódio. De acordo com a American Heart Association, o limite diário recomendado é de 2.300 mg (mas muitos médicos diminuem esse número para 1.500 mg).

“Mesmo o molho de soja com baixo teor de sódio pode ser mau”, refere a especialista. Uma colher de sopa de molho de soja com baixo teor de sódio tem quase 600 mg de sódio.

Mas, afinal o sushi é saudável?

Para Cara o segredo é consumir sushi de vez em quando, ou seja moderadamente. A maioria, devido ao arroz, oferece todos os macronutrientes que um individuo necessita para ter energia e fortalecer os músculos e ossos. E pode sempre acompanhá-lo com opções saudáveis, abstendo-se por exemplo do molho de soja.

Experimente adicionar legumes frescos ou uma salada ao sushi. A alga que mantém o rolo unido não é tão nutritiva quanto parece. Já uma salada é mais saciante e completa.





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